6 comments on “O Desastre da Mamora

  1. Gostei bastante de saber deste episódio com um maior detalhe. Mesmo porque, investigando a minha genealogia tinha tido conhecimento da morte em Mamora e em combarte de D. João de Moura. Ao que tudo indica meu antepassado… Um como tantos outros perdidos na voragem dos tempos e da memória dos que se seguiram… Obrigada!

    • Foram muitos os que ficaram na Mamora. É um episódio da nossa história pouco conhecido, como são a grande maioria dos que retratam derrotas. Injustamente, porque nas derrotas, como nas vitórias, há sempre heróis que importa homenagear

  2. Gostaria de aqui deixar uma palavra de apreço e gratidão pela enorme satisfação que me deu ler o seu trabalho acerca de uma temática que eu desconhecia por completo. As fotografias, gravuras e demais ilustrações são, por si só, um prazer para quem como eu gosta destes assuntos. Um grande bem aja…

  3. Aprendemos muito com estes seus textos a partir da excelente bibliografia consultada, Agradeço a sua generosa partilha do que escreve e pergunto: porque em Portugal , pelo menos menos desde 1820 até ao presente , esta história sempre foi desconhecida ou escondida? E só ouvimos aqueles argumentos ditados pelo sentimento da inveja , de que somos pequeninos e medíocres!

    • Não sei se serei eu a pessoa indicada para responder a uma pergunta dessa natureza. Provavelmente a melhor resposta serão outras interrogações, como por exemplo:
      Por manipulação da verdade histórica? Por vergonha do passado? Por afirmação nacionalista? Por intolerância (religiosa, étnica, politica, etc.)? Por necessidade de afirmação da nossa identidade europeia?

Deixe um comentário