11 comments on “Mouros Negros e Mouros Pretos

  1. Apreciado Frederico,
    Estou a preparar a viajem com os meus filhos teenagers a Marrocos e procurava referencias da presença dos Portugueses em Marrocos. Por milagre encontrei este site que é maravilhoso. Muito obrigado pela muitas centenas de horas que deve ter dedicado a este projeto, o resultado é extraordinario nao só pelo registo detalhado do que ainda existe em Marrocos mas também pelo enquadramento histórico com Portugal-Espanha e pelas referencias bibliográficas.
    Bem haja!

    • Caro Manuel
      Ainda bem que gosta. São de facto centenas de horas, mas com imenso prazer na leitura de pesquisa e na escrita.
      Cumprimentos

  2. Amo história adorei este blog muito esclarecedor, adorei saber mais sobre negros pardos mouros sempre bom saber mais.

  3. Pingback: Negros escravizaram portugueses por mais de 741 anos – O Libertario O Libertario

  4. Pingback: Negros escravizaram portugueses por 741 anos. |

  5. Pingback: Negros escravizaram portugueses por 741 anos. - LEF

  6. Meu caro Frederico, tem sido um enorme prazer disfrutar do teu blog, com crónicas tão interessantes quanto profundas. São, na verdade, um motivo para vadiar a memória pelo mundo, ao mesmo tempo que, pela tua escrita, se reforça uma maneira de estar no mundo, correcta e sensível. Obrigado. E escrevo, finalmente, porque,sendo o último dia do ano, antecipo o gozo de um 2015 com a leitura das tuas mensagens reconfortantes e plenas de saber. Que mandes muitas, em função da muita saúde e paz que te deseja, com amizade, o João Campos

    • Caro João. É um prazer “ver-te” por estas bandas e uma honra receber um comentário tão lisonjeiro vindo da tua pessoa. Espero continuar a ser merecedor da tua leitura. Um grande abraço e muita saúde

    • Jah. Meu carissimo Frederico, sua exelẽncia e maestria em colocar a mystória negra pelo enfoque da realidade, etnica cultural é formidavel e sbsolutamente esclarecedora, fazendo frutificar a árvore genealógica da acestralidade Preta e Negra ou generalizando MelaniAnus. Parabens. espero poder divulgar o meximo sua visão explicativa do que chamo de ” My “stória diferenciando de “His”stória, My contada por mim mesmo e His que é o que pertence ao outro. quem conta His stória não conta a dele conta a dos outros como se fosse dele. e voce conta perfeitamente a Mystória Mystica e My. Parabens.

      • Caro Tikinho
        Palavras sábias. Entre a minha história e a história dos outros fica um mundo de histórias que são de uns e outros e que se entrecruzam num sem fim de realidades.
        Um abraço

Deixe um comentário